Para ajuda-lo melhor e pessoalmente, tiramos proveito da tecnologia, inclusivo cookies. Pode encontrar mais informação na política de cookies.
25 SET 2019
Comunicados
Prata Riverside Village integra 8ª edição do Open House Lisboa
Novo desenvolvimento no Braço de Prata é uma visita obrigatória num passeio por lugares exclusivos que nos convidam a descobrir uma “Lisboa sem um centro”.
O Prata Riverside Village, projeto da responsabilidade da VIC Properties S.A. (“VIC Properties”), é um dos espaços que integram o roteiro da oitava edição do Open House Lisboa, que vai decorrer este fim de semana, sob o tema “Lisboa sem centro”.
Com o objetivo de descentralizar, diversificar e ampliar o conhecimento arquitetónico da capital, nos próximos dias 21 e 22 de setembro, será possível conhecer por dentro o único projeto que o arquiteto Renzo Piano, distinguido com o PrémioPritzker, assinou em Portugal conjuntamente com a CPU arquitetos.
O Prata Riverside Village é a ilustração perfeita do tema escolhido para a edição deste ano do Open House Lisboa, já que este projeto cria uma nova centralidade em Lisboa, construindo de raiz uma “pequena vila à beira rio” na continuação natural do Parque das Nações, coroada pelo Jardim Ribeirinho Oriente e por uma ligação ímpar ao Tejo. Esta vila estará servida por lojas, restaurantes, galerias, pistas de bicicleta e parques infantis capazes de servir não só a comunidade de residentes, mas também de atrair, só por si, visitantes de outros bairros lisboetas. Com o Prata vai nascer uma comunidade viva e aberta, requalificando uma zona da cidade que duramente décadas esteve abandonada. O que ganha ainda maior relevância quando o centro de lisboa vive um período de grande pressão imobiliária e turística, levando os habitantes de Lisboa a procurar outras alternativas dentro da cidade e nos seus arredores.
As visitas ao Prata Riverside Village poderão ser feitas no sábado e domingo entre as 10h00 e as 18h00. Os interessados podem optar por dois modelos de visita: através do acompanhamento de voluntário ou por especialista. Esta última tem hora marcada(sábado às 18h00 e domingo às 12h00, 16h00 e 18h00) e serão realizadas por António Nizza Pablo Otero, Ivo Henriques (RPBW), Luís Gamboa (VIC) e Carlos Ruas (CPU), com lotação máxima de 25 pessoas. As visitas acompanhadas pelos voluntários são gratuitas e abertas ao público, que pode assim ver uma das obras mais icónicas do panorama arquitetónico português.
No Prata Riverside Village será ainda possível visitar uma exposição concebida pela RPBW – Renzo Piano Building Workshop: RPBW Architects e aCPU, que inclui esquiços iniciais, algumas das soluções técnicas concebidas para este projeto e a visão dos arquitetos para a integração do Prata Riverside Village no contexto do Rio Tejo e do Parque das Nações.
A edição deste ano do Open House, evento que se realiza em 40 cidades em todo o mundo e de entrada livre em todas as suas dinâmicas, coincide com a 5ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, cidade que alberga o único projeto que Renzo Piano, PrémioPritzker em 1998, desenhou no nosso país. Seja do ponto de vista arquitetónico ou do ponto de vista artístico, o Prata Riverside Village é um espaço que merece ser visitado.