Prata Riverside Village inaugura a 15 de julho um novo festival cultural ao ar livre
SoPrata vai animar Marvila até 30 de setembro. Iniciativa da VIC Properties arranca com o SoPlay e com a festa SoParty, eventos desenhados em parceria com o Cultural Affairs.
A VIC Properties vai apresentar, de 15 de julho a 30 de setembro, um programa cultural único e inovador, que irá fomentar ainda mais o desenvolvimento artístico da freguesia de Marvila, em Lisboa.
Assente nos valores de vizinhança, comunidade, acolhimento e encontro, o ‘SoPrata’ vai decorrer no Prata Riverside Village, o emblemático projeto assinado pelo Prémio Pritzker Renzo Piano. O objetivo deste novo festival cultural é oferecer às famílias inúmeros eventos gratuitos ao longo do verão.
Assim, e em parceria com o Cultural Affairs, este novo roteiro cultural inaugura a 15 de julho o projeto SoPlay, um parque com obras artísticas temporárias. Entre os artistas convidados estão Catarina Glam, Pitanga, Maria Imaginário e ±Mais Menos±. Este projeto, que apela à brincadeira, encontro e interação, está pensado para adultos e crianças e promete, até 30 de setembro, proporcionar muita animação e jogos interativos.
A coincidir com o arranque SoPlay, também a 15 de julho, o Prata Riverside Village recebe o SoParty, que entre as 15h00 e as 20h00 irá oferecer inúmeros momentos culturais. Entre estes, destaque para o projeto serigrafia ao vivo, onde toda a família pode experimentar esta técnica e ficar com um exemplar; para os Quadros de Rua, que consistem em pequenos espetáculos de música, poesia e performance; para o Circo Contemporâneo e para os DJ Sets.
Estas atividades irão decorrer em vários espaços do Prata, sendo que em simultâneo existirá um mercado na Praça Central do empreendimento, com várias ativações dos espaços comerciais que abriram as suas lojas no Prata Riverside Village, assim como Food Trucks, que irão transformar esta zona de Marvila num autêntico festival cultural ao ar livre.
Já a 26 de setembro, é a vez do SoBeach, um sunset no Parque Ribeirinho Oriente, que entre as 20h00 e as 24h00 vai trazer muita animação com DJs. O SoBeach repete a 2 e a 9 de setembro.
“O SoPrata é a mais recente iniciativa da VIC Properties na promoção de diferentes expressões de arte e cultura, já que ao longo dos últimos anos o Prata Riverside Village e o seu espaço envolvente têm dado visibilidade ao trabalho de inúmeros artistas”, afirma Luís Gamboa, Chief Operating Officer da VIC Properties, garantindo que as iniciativas que agora anunciadas “serão apenas as primeiras”.
“O nosso objetivo é que o SoPrata potencie de forma regular diversas actividades ligadas à cultura, afirmando-se como uma marca inovadora no panorama artístico português”.
Recorde-se que já este ano, o Prata integrou o Open House Lisboa e num dos seus parques de estacionamento recebeu a peça de teatro imersiva ‘Carros’. Em 2022, o empreendimento idealizado por Renzo Piano recebeu a exposição ‘Brilha Rio’, foi parceira do projeto Lisbon Week, que durante um mês deu a conhecer a história e o futuro de Marvila, e inaugurou um novo circuito de arte urbana, fruto da parceria estabelecida entre a VIC Properties e a plataforma cultural Underdogs, com os murais de grandes dimensões de Maria Imaginário, Jorge Charrua e Guga Liuzzi. A primeira edição do Festival SPEM [Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla] e o evento Over & Out, uma exposição da universidade Lusófona, onde os alunos tiveram a oportunidade de expor os seus trabalhos, foram outras das iniciativas que encontraram a sua casa no Prata Riverside Village.
Além disso, e fruto do protocolo assinado em junho de 2020 com a Plataforma P’la Arte, a VIC Properties continua a ceder espaços comerciais do Prata Riverside Village para artistas instalarem os seus ateliês de trabalho. Da mesma forma, e desde maio de 2021, o Mercado P’la Arte realiza-se no primeiro sábado de cada mês no parque de estacionamento do Prata Riverside Village. Antes, o Prata já tinha recebido o desfile do Concurso Sangue Novo da Moda Lisboa, assim como as exposições ‘O Eterno Provisório’, do artista angolano Suekí, e F+S+T=X, dos artistas Fernão Cruz, Sara Mealha e Thomas Langley.